quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BIOGRAFIA PATRONESSE


 
 EMEF MARINA VIEIRA DE CARVALHO MESQUITA.

Marina Vieira de carvalho Mesquita, Nasceu  em 12 de junho de 1897, em São Paulo e faleceu ao 77 anos em 05/04/1975, na Cidade de Salzburg na Áustria, onde se encontrava em viagem de recreio, em companhia da irmã e de uma sobrinha.

Seu corpo foi transladado para São Paulo, e sepultado no mausoleu da família no cemitério da Consolação.

Era filha do cirurgião Paulista Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho, fundador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e de Dona Constância Vieira de Carvalho.

Viúva do jornalista Júlio de mesquita Filho, ex- diretor do jornal do Estado de São Paulo teve três filhos: Júlio de Mesquita Neto, Ruy de mesquita, Luís Carlos de Mesquita.

A discrição sempre faltou sua existência voltada mais a educação dos filhos, aos cuidados domésticos, o obra de caridade e religião, mais sempre esteve ao lado do  marido nos decisivos e perigosos acontecimentos de 1924,1930,32,45,37,64,quando mais de uma vez este foi preso e exilado.

Entre as obras filantrópicas, dedicou  o melhor dos seus esforços à Associação Santa Terezinha, fundada por Dona Margarida Galvão para atender aos filhos dos hansenianos desde a época em que a moléstia era flagelo em São Paulo. Seu apoio foi decisivo também para a criação da liga da senhora Católicas que liderou em São Paulo ( marcha da Família com Deus para Liberdade) que precipitou os acontecimentos de 1964 que resultaram na Resolução de 31 de março.

Pelo decreto 11.930 do dia 11 de abril de 1975, assinado pelo prefeito Miguel Colasuonno, a escola Municipal da Cidade Domitila, no subdistrito Jabaquara, passa a se chamar escola municipal Marina Vieira de Carvalho Mesquita. Em consideração a expressiva significação do trabalho desenvolvido por Marina Carvalho Mesquita na área da Assistência Social.